Workshop gratuito aborda o autismo em sala de aula e em casa

Colégio São Luís anuncia nova sede no Ibirapuera
Colégio São Luís anuncia nova sede no Ibirapuera
26 de março de 2018
Senac debate educação no século 21 em eventos gratuitos
Senac debate educação no século 21 em eventos gratuitos
28 de março de 2018
Exibir tudo
Workshop gratuito aborda o o autismo em sala de aula e em casa

Aulas online acontecem de 2 a 9 de abril e as inscrições podem ser feitas no site do Instituto NeuroSaber

Recentes pesquisas apontam o aumento do número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula. No entanto, poucas escolas estão preparadas atende-las, muito menos para detectar ou auxiliar médicos e profissionais da saúde a diagnosticar o transtorno. Pensando nesse dilema, o Instituto NeuroSaber realizará, dos dias 2 a 9 de abril, o workshop online e gratuito “Entendendo o autismo”. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição.

As aulas serão ministradas pelo Dr. Clay Brites, um dos fundadores da NeuroSaber. Brites é formado em Pediatria e Neuropediatria pela Santa Casa de São Paulo, é membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Doutorando em Ciências Médicas pela UNICAMP e vice-presidente da ABENEPI-PR.

Ele também é pesquisador na área de Transtornos de Desenvolvimento e autor de vários capítulos de livros sobre Transtorno do Espectro Autista e transtornos relacionados, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), Dislexia, dentre outros.

As aulas

O workshop será uma série de aulas em vídeo, com duração de sete dias, que ensinará características peculiares do autismo. Será possível entender melhor, por exemplo, sobre o que é realmente o TEA, como deve ser feito o diagnóstico, quais os testes e avaliações existem, os tratamentos mais eficazes, além de discutir sobre as diferentes apresentações clínicas e comportamentais do TEA.

“São conhecimentos que vão dar segurança a todos os envolvidos no que tange à avaliação diagnóstica até a intervenção. Todo o conteúdo do Workshop possui fundamentação científica. O material foi readaptado para que o público em geral conheça melhor o tema com uma linguagem simplificada.”, ressalta.

Necessidade

Segundo Brites, há ainda diversos profissionais – como, por exemplo, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas – que mesmo tendo ampla formação, possuem uma visão fragmentada, sem fundamentação científica, consistente e sem espectro interdisciplinar.

Além disso, a falta de preparação deixa profissionais à mercê de dados desencontrados, iludindo a dimensão do que fazer. “Já os pais, por vezes, percebem as dificuldades e os comportamentos estranhos da criança mas, por total desconhecimento, ficam perdidos e inseguros, antes durante e após o diagnóstico”.

“Por meio do projeto, pretendemos auxiliar e sensibilizar toda a sociedade a respeito do autismo. Também queremos levar conhecimento relevante aos pais e professores sobre como lidar com crianças autistas em casa e na escola. Será uma oportunidade única de ter mais segurança na avaliação, diagnóstico e intervenção.”, conclui.

Serviço:

Workshop Online Entendendo Autismo
Data: de 2 a 9 de abril
Inscrições pelo site do Instituto NeuroSaber
As aulas poderão ser acessadas por meio do celular, tablet, notebook ou computador, a qualquer hora do dia.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Comentários