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Depois de concorrer com cerca de 8 mil inscritos, empresa criada por Tatiane Ramos, do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, vence Prêmio Academia Assaí Bons Negócios

A startup Meu Lanchinho, criada pela estudante do curso superior tecnológico de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, da capital, Tatiane Ramos, é a campeã da categoria Vendas por Encomenda do “Prêmio Academia Assaí Bons Negócios”.

Aproximadamente 8 mil empreendimentos foram inscritos na competição, promovida pela rede atacadista que conta com aproximadamente 150 lojas no País. O objetivo da iniciativa é reconhecer, capacitar e premiar microempreendedores do setor de alimentos em três categorias – além de vendas por encomenda, também concorreram vendedores ambulantes e com ponto fixo em todo o Brasil.

O vencedor de cada categoria ganhou vídeo institucional do empreendimento, apoio em comunicação e mais R$ 2 mil no cartão pré-pago Assaí e R$ 8 mil em vale–compras na rede – ao todo, foram R$ 20 mil em prêmios para cada um deles, segundo a organização do evento.

“O prêmio em equipamento e insumo nos permite não apenas sair da informalidade, mas incrementar nosso produto e serviço”, comemora Tatiane.

 

A Competição

No início do concurso, em abril, cerca de 8 mil inscritos responderam questionário sobre empreendedor e empreendimento. Foram avaliados persistência, visão de futuro, “mão na massa “, resistência à frustração, habilidade e desenvolvimento técnico, visão de mercado, parceiros e financiadores, participação em redes e eventos de interesse, além do histórico, potencial, viabilidade e saúde econômica do negócio.

Os 30 participantes pré-selecionados nessa fase (dez por categoria) gravaram vídeos de um minuto respondendo à pergunta: “Por que eu deveria ser um dos vencedores?”. Destes, foram selecionados cinco finalistas por categoria, que ganharam, cada um, seis meses de mentoria especializada, R$ 6 mil em vale–compras no Assaí e R$ 4 mil em cartão de crédito pré-pago, além de participarem de um treinamento presencial na capital, na última semana de julho.

Na final, disputada na última sexta-feira (2), cada um deles fez uma apresentação (pitch) de até cinco minutos sobre seu negócio e explicou como pretende usar o prêmio distribuído nesta promoção.

 

Da ideia até o prêmio

No início de 2016, ao perceber que os lanches preparados pela mãe chamavam a atenção dos coleguinhas de recreio, Ana Júlia, filha de Tatiane, sugeriu que ela começasse a produzir para vender. Desempregada na época, a mãe entrou em contato com pais de crianças que estudavam com a filha para sondar o interesse em seu produto e começou a conquistar alguns clientes.

Em parceria com uma nutricionista, ela diversificou o cardápio e passou a produzir sanduíches naturais, bolos e sucos coloridos na cozinha de casa. Com a prospecção de novos clientes e colégios parceiros, o resultado apareceu rápido: em menos de seis meses Tatiane já atendia 120 famílias com filhos matriculados em escolas da região. Nascia assim o Meu Lanchinho.

Com a ajuda da colega de curso na Fatec, Viviane Tenório, Tatiane fez um plano de negócios que servirá para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, principalmente, para a reestruturação da empresa, que vai retomar as atividades no primeiro semestre de 2020 – a empresa conta com cerca de 800 famílias na fila de espera para receber as refeições a partir da retomada da produção.

 

Notícia: Da Redação.  Foto: Tiago Jardim.

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