Aproveite o mês de julho para conhecer museus próximos ao Metrô

Escolas estaduais da Zona Leste de São Paulo são revitalizadas pelo programa Escola + Bonita
22 de julho de 2019
Plataforma de educação lança curso online gratuito de História da Arte
24 de julho de 2019
Exibir tudo

Capital conta com opções de lazer, cultura e educação com programações para toda a família e ingressos acessíveis (gratuitos aos sábados)

Quem quer aproveitar o mês de julho para fazer passeios culturais não pode deixar de visitar os Museus da capital que têm a comodidade de serem próximos ao Metrô. São sete opções de lazer, cultura e educação com programações para toda a família e ingressos acessíveis – os espaços oferecem ainda entrada gratuita aos sábados.

Para o jornalista Tácio Fonseca, é fundamental ter museus em lugares estratégicos para atrair todo tipo de gente. “Em uma cidade como São Paulo, a presença de museus perto do Metrô é incrível justamente porque nesses lugares há uma grande concentração de pessoas que podem ser atraídas e convidadas a participar de shows, espetáculos, exposições”, afirma.

Para a assistente administrativa Janaina Gomes, fica mais fácil levar a filha nesses locais, já que não possui carro. “Além de visitarmos os museus, também podemos fazer um passeio pela cidade, o que é muito importante para mostrar tudo para minha filha”, explica.

Veja as instituições:

Quem descer na Estação da Luz, Linha 4-Amarela, terá espaços para visitar durante um dia inteiro. A Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais antigos da cidade e um dos mais importantes do Brasil, fica ao lado do Parque da Luz.

Já a Estação Pinacoteca reúne 200 obras do acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, composto por algumas das mais expressivas obras do modernismo brasileiro, de artistas como Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Victor Brecheret.

No Memorial da Resistência, museu que ocupa o mesmo prédio da Estação Pinacoteca, a entrada é gratuita todos os dias. Lá é possível conferir a exposição de longa duração que faz uma reflexão sobre o controle, a repressão e a resistência no período da ditadura militar no Brasil.

Próximo à Estação Bresser-Mooca, na Linha 3-Vermelha está o Museu da Imigração, onde é possível realizar diversas atividades, oficinas e visitar exposições que refletem o processo migratório. No sábado, a entrada é gratuita.

O Museu da Diversidade Sexual, localizado no Piso-Mezanino da Estação República, Linha 3-Vermelha, tem a proposta de preservar o patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, além de sensibilizar e conscientizar seus visitantes para o respeito e a valorização da pluralidade de gêneros e orientações sexuais.

No Museu de Arte Sacra de São Paulo, que fica na Estação Tiradentes, Linha 1-Azul do Metrô, há relíquias das histórias do Brasil e do mundo. São mais de 18 mil peças no acervo, remanescentes dos séculos 16 ao 20. As coleções compreendem a arte sacra com prataria, pintura, mobiliário, altares, vestimentas sacras, presépios e livros litúrgicos raros. No sábado, a entrada é gratuita.

Para quem gosta de passear na região da Avenida Paulista, a Casa das Rosas fica bem próxima da Estação Brigadeiro, Linha 2-Verde. No Museu-Casa, é possível participar de saraus, recitais e outras atividades ligadas à literatura e poesia que ocorrem ao longo dos meses. Além disso, é possível se deleitar com o jardim do espaço durante uma boa leitura. O Museu possui entrada gratuita todos os dias.

 

Por: Portal do Governo.  Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Comentários