UFSCar cria mestrado em Engenharia Mecânica com abordagem inovadora

Alunos da Fatec lançam site para venda e doação de acessórios a cadeirantes
Alunos da Fatec lançam site para venda e doação de acessórios a cadeirantes
11 de janeiro de 2019
Fatecs divulgam segunda lista de convocados no Vestibular
Fatecs divulgam segunda lista de convocados no Vestibular
15 de janeiro de 2019
Exibir tudo
UFSCar cria mestrado em Engenharia Mecânica com abordagem inovadora

Pesquisas investigarão como processos de fabricação afetam o produto final

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inicia em 2019 as atividades de mais um programa de pós-graduação, com o curso de mestrado acadêmico do recém-criado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEMec), aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com inscrições no processo seletivo para a primeira turma programadas para acontecer entre os dias 14 e 28 de janeiro de 2019.

O edital do processo seletivo já está disponível no site do PPGEMec, em www.mecanica.ufscar.br/pos-graduacao, e estão sendo oferecidas 15 vagas, com início no primeiro semestre de 2019.

O PPGEMec nasceu de uma parceria entre docentes dos departamentos de Engenharia Mecânica (DEMec) e Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, origem do grande diferencial do Programa: o foco na investigação da influência de processos de fabricação sobre características do produto final. Para tanto, o Programa, cuja área de concentração é “Materiais e processos de fabricação”, conta com duas linhas de pesquisa: “Conformação mecânica” e “Engenharia de superfícies”.

As pesquisas desenvolvidas deverão contribuir para a compreensão dos efeitos dos processos de fabricação nas propriedades finais da peça, diretamente ligadas à sua durabilidade e à sua eficiência durante o uso.

A linha de pesquisa em “Conformação mecânica” terá foco em técnicas de processamento baseadas em conformação plástica, abarcando três variantes: deformação plástica severa; controle da textura cristalográfica de ligas de alumínio; e simulação do processo de conformação pelo método dos elementos finitos.

Já a linha de “Engenharia de superfícies” enfoca o estudo da utilização de processos de usinagem para geração de superfícies que apresentem melhor desempenho funcional em aplicações envolvendo cargas mecânicas, térmicas e químicas.

” Nossa expectativa é que possamos contribuir para o desenvolvimento da indústria brasileira, tanto pela formação de seus profissionais, quanto pelo estabelecimento de novas parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, registra o Coordenador do PPGEMec, Carlos Eiji Hirata Ventura, docente do DEMec.

O processo seletivo será composto por prova escrita e avaliação curricular. Todos os detalhes sobre o PPGEMec e o processo seletivo podem ser conferidos no site www.mecanica.ufscar.br/pos-graduacao.

 

Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.

Comentários