Vivências de aluno com síndrome de Down são retratadas em mostra fotográfica

Aprender uma nova língua é um dos principais requisitos do mercado de trabalho
Aprender uma nova língua é um dos principais requisitos do mercado de trabalho
29 de maio de 2019
Exibir tudo
Vivências de aluno com síndrome de Down são retratadas em mostra fotográfica

Biblioteca Comunitária do Campus Itajaí recebe a exposição entre os dias 1º e 15 de junho

Um conjunto de fotos de brincadeiras, encontros, momentos de descontração e terapias de Artur Samuel de Souza, 8 anos, estudante do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), é apresentado na exposição “O pensar e agir do Artur: respeitando o tempo”. A mostra estará na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na Biblioteca Comunitária – Campus Itajaí, entre os dias 1º e 15 de junho.

A proposta nasceu a partir do desejo dos pais de Artur, Marisa de Freitas Souza e Nilmar de Souza, funcionário da Univali, de compartilharem experiências e conhecimento sobre a síndrome de Down. A exposição conta com 19 painéis fotográficos, de autoria de Lilian Santos. No trabalho, são retratados diferentes momentos do menino, desde ações rotineiras, até brincadeiras e terapias direcionadas, no intuito de evidenciar a importância da estimulação para crianças com a síndrome.

Artur estuda no CAU desde os três anos de idade, está no 2º ano do Ensino Fundamental e, desde os dois meses, recebe estimulação essencial ao seu desenvolvimento. Ele já teve aulas de natação e de musicalização. Atualmente, faz equoterapia e suas estimulações incluem fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, além do apoio de uma psicopedagoga para auxiliar em seu desenvolvimento educacional.

“Ele é comunicativo, adora música, gosta de cantar, dançar, brincar e passear. Achamos importante compartilhar a nossa história para motivar outras famílias a investirem no trabalho de estimulação e também para socializarmos informações, por meio da própria trajetória do Artur, sobre a síndrome de Down”, afirma a mãe, que é formada em Administração e Pedagogia na Univali.

A visitação à mostra ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e sábado, das 9h às 15h.

Serviço

Exposição “O pensar e agir do Artur: respeitando o tempo”
Quando? De 1º a 15 de junho. Visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 15h
Onde? Biblioteca Comunitária – Campus Itajaí  – Rua Uruguai, nº 458, Centro – Itajaí (SC)
Visitação gratuita

Notícia: Da Redação. Foto: Divulgação.

Comentários